quarta-feira, 14 de março de 2012

Vídeo da aula de 14 de março - História da Arte I

Caros alunos

Hoje, na disciplina de História da Arte I não foi possível exibir e comentar o documentário COMO A ARTE FEZ O MUNDO - PERSUASÃO, devido a problemas com o equipamento de áudio. Assim, conforme combinado em sala, envio os links nos quais estão disponíveis as 6 partes que compõem o vídeo inteiro, totalizando 60 minutos:

Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=Pw7O3LySWFI
Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=OvFQjO3x8X4
Parte 3 - http://www.youtube.com/watch?v=dkmdj87r0x4
Parte 4 - http://www.youtube.com/watch?v=AVzNaJbCPzc
Parte 5 - http://www.youtube.com/watch?v=QF8HPdDNyyg
Parte 6 - http://www.youtube.com/watch?v=UU8O9n0S70w

Após assistir o filme, cada aluno deve responder a um pequeno questionário (2 perguntas),  e entregá-lo na próxima aula:

1- Como você explicaria o poder de persuasão das imagens comparando a campanha presidencial de George Bush e os retratos de Alexandre, o Grande?


2- Cite ao menos 5 obras de arte citadas no documentário que podem ser consideradas instrumentos de persuasão política.


Obs.: O questionário não é obrigatório, mas vale até um ponto na primeira prova para quem fizer. Deve ser entregue impreterivelmente no dia 21 de março e ter apenas uma lauda.

Um comentário:

  1. Gostei muito dessa série de vídeos. Nos faz pensar em como somos persuadidos o tempo todo pela política, pela propaganda, pela religião, pelos meios de comunicação em geral. E todos esses usam a arte como instrumento de persuasão. Ou seja, se não tivermos um olhar crítico sobre o que nos entra pelos olhos e ouvidos, perderemos a capacidade de discernimento sobre o que é verdadeiro ou não, sobre o que é bom ou ruim, sobre o que é útil ou inútil.
    É isso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir